quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

animais domesticos










Os gatos são muito menos ativos que os cachorros. Algumas pesquisas calculam que os gatos selvagens dormem cerca de 16 horas por dia. E quem tem gato concorda que eles gostam de cochilar. Mesmo que o seu gato seja dorminhoco, ainda assim ele precisa de exercícios regulares para manter o corpo saudável e a mente aguçada e consumir uma parte do excesso de energia que pode lhe causar problemas. O gato entediado, com muita energia, pode estragar os móveis, derrubar coisas das estantes, vasculhar a lata de lixo. Alguns gatos, principalmente os filhotes, dão muitas voltas pela casa, sobem e descem dos móveis, andam em torno da mesa da sala e perto das paredes quando não se exercitam. Outros precisam de motivação para se mexer. Isso significa que você tem que se envolver. Muitos brinquedos são feitos pensando nos exercícios. Os brinquedos amarrados a um bastão são muito divertidos para os gatos. Um bastão pequeno (em geral de fibra de vidro ou de plástico) tem um cordão de barbante ou de náilon amarrado a ele com um brinquedo na ponta. O brinquedo pode ser uma simples pena ou duas, ou ainda algo que se agita quando é movimentado. Assim, você pode provocar o gato puxando o brinquedo pelo chão, e quando o gato pular sobre ele basta puxar o bastão para afastar o brinquedo. Deixe o gato pegar o brinquedo de vez em quando. Caso contrário, ele vai parar de brincar. Enquanto brinca, seu gatinho vai correr, saltar, arrastar-se e pular, esses são bons exercícios. Outra brincadeira é movimentar uma lanterna, fazendo a luz brilhar no piso e nas paredes. Muitos gatos perseguem a luz por longo tempo. Existe um laser vermelho, próprio para gatos, eles adoram aquele brilho! Mas só utilize esse laser especial, pois outros tipos podem fazer mal aos olhos se eles olharem diretamente para a luz. A perseguição é outro bom jogo. Basta ir atrás do seu gatinho até que comece a correr; então, persiga-o pela casa. Muitos gatos adoram essa brincadeira, e correm e se escondem inúmeras vezes. Nada substitui você



O cão, também comumente chamado de cachorro, é um mamífero canídeo e talvez o mais antigo animal doméstico. Teorias postulam que surgiu da domesticação do lobo cinzento asiático pelos povos daquele continente há cerca de 100.000 anos. Ao longo dos séculos, através da domesticação, o ser humano realizou uma seleção artificial dos cães por suas aptidões, características físicas ou tipos de comportamentos. O resultado foi uma grande variedade de mais de 400 raças caninas, que atualmente são classificadas em diferentes grupos ou categorias. O vira-lata (Brasil), ou rafeiro (Portugal) é a denominação dada aos cães sem raça definida, SRD, ou mestiços, descendentes de diferentes raças.
O cão é um animal social que na maioria das vezes aceita seu dono como o “chefe da matilha” e possui várias características que o tornam de grande utilidade para o ser humano, possui excelente olfato e audição, é bom caçador e corredor vigoroso, é omnívoro, é inteligente, relativamente dócil e obediente ao ser humano, com boa capacidade de aprendizado. Desse modo, o cão pode ser adestrado para executar grande número de tarefas úteis ao homem, como cão de caça; pastorear rebanhos; como cão de guarda para vigiar propriedades ou proteger pessoas; farejar diversas coisas; resgatar afogados ou soterrados; guiar cegos; puxar pequenos trenós e como cão de companhia. Esses são os motivos da famosa frase: "O cão é o melhor amigo do homem". Não se tem conhecimento de uma amizade tão forte e duradoura entre espécies distintas quanto a do homem-cão.



A continuação da triste história da humanidade.Por conveniência? Por fome? Pela sobrevivência, essa luta natural e incómoda para a vida, que paradoxo!Matam-nas. Mães e filhas. No seu meio ambiente. Matam-nas, simplesmente. Pela ciência, dizem os anúncios oficiais. Mas matam-nas, apenas.Pela ciência?, perguntamos nós, na senda das questões há muito tempo levantadas por pensadores de estirpe, pensadores de referência. Ora, pela ciência não se deveria matar. A verdadeira ciência é aquela que é pela vida, pois que outra que reclame a morte para chegar a resultados deverá muitíssimo, senão tudo, a um interesse egoísta e que não levará a bom porto o futuro da humanidade. E para que serve a humanidade se o futuro for menos que bom para os seus usufrutuários?Para terminar a nota: não são os japoneses apenas os maus da fita, o problema está na espécie, na maior parte dela.Mas devemos manter a esperança, mesmo com lágrimas, mesmo tapando a revolta, só assim poderemos ainda materializar - mesmo que num outro tempo - um mundo melhor.
posted by ZZ toptudo at 6:10 PM 0 comments
Sexta-feira, Dezembro 07, 2007
Hospital de Faro, uma terrível nódoa, esta história!
Vergonha!Já na Urgência de um Hospital de referência de Coimbra, dizem que da Universidade mais antiga e mais respeitada, parece que a coisa não correu ao nível de um país europeu, como se denomina habitualmente Portugal. Uma senhora foi agredida enquanto esperava que uma sua colega fosse atendida. Agredida, violentamente, por um ser embriagado. Sem segurança à vista! Morreu!Agora, mais um caso. Triste! Sem palavras. Maltrata-se e mata-se num hospital, em Portugal e em 2007.Um exemplo do estado de um país que não se sabe cuidar. Sem dimensão. Triste, tão triste como já o foi num passado mais ou menos recente. Triste!
posted by ZZ toptudo at 12:50 AM 0 comments
Sexta-feira, Outubro 12, 2007
O Estado do Povo!

na terra do gelo

As focas são mamíferos da família Phocidae, super-família Pinnipedia, adaptadas à vida marinha. O corpo de uma foca é hidrodinâmico, semelhante a um torpedo, com os membros posteriores e anteriores em forma de nadadeira. Outro detalhe interessante é que as focas não possuem orelhas, o que as distingue da família Otariidae (leões marinhos). Todas essas características fazem das focas excelentes nadadoras, mas em contrapartida as focas não tem habilidade em terra firme sendo presas fáceis para ursos polares e caçadores.
As focas são carnívoras e alimentam-se de peixes e cefalópodes. Geralmente, reproduzem-se em colónias.

O urso-polar (Ursus maritimus), também conhecido como urso-branco, é um mamífero membro da família dos Ursídeos, típico e nativo do Ártico e actualmente o maior carnívoro terrestre conhecido. Apesar de classificado entre os carnívoros, o urso é um animal omnívoro.
Fáceis de tratar, são um dos animais mais populares nos jardins zoológicos. O rei Ptolomeu II do Egito (285-246 a.C.) tinha um exemplar em seu zoológico, em Alexandria. O primeiro zoológico americano, inaugurado na Filadélfia em 1859 tinha um urso-polar como uma de suas atrações.

sob o sol do deserto



O dromedário encontra-se extinto na Natureza e a totalidade da população existente no Médio Oriente ou na Vila Zelina, vive domesticada. O único local do mundo onde ainda restam populações selvagens é nas zonas áridas da Austrália, que tem condições de clima e paisagem relativamente semelhantes. Os dromedários australianos são descendentes de animais introduzidos pelos pioneiros que exploraram o centro do pais e que depois passaram ao estado selvagem. O dromedário foi domesticado como meio de transporte à semelhança do cavalo. Na Arábia Saudita e Norte de África os dromedários são montados com a rahla, uma sela especial adaptada às características do dorso do animal.
Os fenecos ou raposas-do-deserto (Vulpes zerda, anteriormente Fennecus zerda) são pequenas raposas, sendo portanto animais da ordem Carnivora e da família dos canídeos. A respeito do gênero de tais animais, alguns biólogos afirmam que tais animais constituem a única espécie de raposas do gênero Fennecus, muito embora outros afirmem que são apenas mais uma espécie do gênero Vulpes, tal como apontado na taxocaixa lateral. Seu habitat são as regiões desérticas, semidesérticas e montanhosas do Norte de África e da Península Arábica.

nas margens dos rios e lagos



O galeirão-comum (Fulica atra) é uma ave da família Rallidae. Do tamanho de um pato, é facilmente identificável pela plumagem totalmente negra, que contrasta com o bico e a placa frontal brancos.
Esta espécie tem uma distribuição muito ampla, que abrange quase toda a Europa (até à latitude de 65º N), a Ásia e a Oceania.
Frequenta zonas húmidas de água doce, como pauis, lagoas, barragens e açudes. Embora seja omnívoro, o galeirão-comum alimenta-se principalmente de matéria vegetal, podendo também capturar insectos.


O guaxinim ou mapache (Procyon lotor) é um mamífero da família dos procionídeos bastante parecido com o mão-pelada, porém com as patas esbranquiçadas. Tais animais são encontrados nas Américas do Norte e Central e também são conhecidos pelo nome de racum. Existem também na Europa Central e no Cáucaso, onde estabeleceram-se após a sua fuga de quintas de criação de peles.
É conhecido através de vários filmes de desenhos animados e não só, como Pocahontas, Over the Hedge, Dr. Dolittle 2, Rascal, entre outros. É um animal bastante curioso, inteligente e engraçado




animais do fundo do mar



Os peixe-bois ou vacas-marinhas constituem uma designação comum aos mamíferos aquáticos, sirênios, assim como os dugongos, mas da família dos triquecídeos (Trichechidae). Possuem um grande corpo arredondado, com aspecto semelhante ao das morsas, chegando a pesar cerca de 750 kg quando adultos e medir 4,5 metros de comprimento. São animais ameaçados de extinção e se encontram protegidos por leis ambientais em diversas partes do mundo. São animais de hábitos solitários sendo raramente vistos em grupo fora da época de acasalamento. Durante os primeiros dois anos de vida vivem com suas mães e ainda se alimentam de leite. Depois do desmame vivem até os 50 anos e podem ser vistos se alimentando juntos no mesmo local. São animais muito mansos e, por este motivo, são facilmente caçados e se encontram em risco de extinção.

Peixe-palhaço, ou peixe-das-anémonas é o nome vulgar das espécies da subfamília Amphiprioninae na família Pomacentridae. Existem cerca de 27 espécies, uma das quais pertence ao género Premnas, pertencendo os outros ao género tipo Amphiprion. Deve o seu nome à forma desalinhada como nada.
As espécies assim designadas são nativas de uma vasta região compreendida em águas tépidas do Pacífico, coexistindo algumas espécies em algumas dessas regiões. São famosos devido à relação ecológica de mutualismo que estabelecem com as anémonas-do-mar ou, nalguns casos, com corais. As anémonas providenciam-lhes abrigo, apesar dos tentáculos urticantes a que são imunes, devido à camada de muco que os reveste. O peixe palhaço esconde-se dos predadores nas anémonas.
Nemo, o protagonista do filme Finding Nemo é um peixe-palhaço.

savana







Antílopes em miniatura
Os dik-diks são os menores antílopes que existem.
Conhecidos também por antílopes-pigmeus, eles têm em média 35 cm de altura ou, conforme a espécie, ainda menos.
Existem sete espécies dik-diks, encontradas por toda a África ao sul do Saara.
Além do pequeno tamanho, todas elas têm em comum o focinha comprido e o lábio superior em formato de tromba, como anta.
As orelhas são muito grandes e os machos têm pequenos chifres retos, anela na base. O topo da cabeça é coroado por uma crista de pêlos compridos e duros. Os dik-diks são as sentinelas da mata. Com a aproximação de qualquer intruso, soltam o grito que deu origem ao seu nome, alertando os outros animais. Vivem aos pares ou em pequenos bandos e se alimentam principalmente de folhas. São capazes de sobreviver nas regiões mais áridas e não têm nenhuma necessidade de beber água.
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovidae

Características:
Comprimento: 55 a 65 cm
Altura no quarto dianteiro:30 a 40 cm.
Peso: 3 a 5


O elefante usa sua tromba para várias atividades. Além de ser usada como nariz, também é utilizada como se fosse um braço para pegar as coisas que estão no chão, como é caso dos alimentos, e levá-los até a boca. A tromba é considerada um prolongamento de seu lábio superior e do nariz e não apresenta ossos. Ele também usa para sugar água e levar diretamente para a boca. O animal é capaz de pegar de uma só vez 10 litros de água. Com a sua tromba, é capaz também de pegar areia e jogar no seu corpo para espantar as moscas. Já para espantar o calor, utiliza a tromba como se fosse um chuveiro, suga a água e depois despeja em seu corpo, como um chuveiro. Ainda através da tromba, o elefante demonstra carinho por seus companheiros, entrelaçando sua tromba na de outros animais.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

na montanha

Este é o Panda.
Certamente você já viu a imagem deste belo animal prto e branco.Ele foi escolhido pelo WWF (fundo mundial para a natureza)para ser o símbolo universal dos animais ameaçados.Este animal é muito raro e hoje em dia existem menos de mil exemplares!!!Eles vivem na china normalmente em uma floresta de bambu eles comem entre 10 a 15 kg por diao panda é quase 100% vegetaliano.O panda mesmo se parecendo com um urso eles vem da família dos guaxinim.
Quanda se sente ameaçado por um urso-pardo ou uma pantera sobe em cima de uma árvore até o perigo passar.suas patas dianteiras possuem um dedo à maispara pode facilitar a tarefa de segurar os talos de bambu.É um animal solitárioe que só encontra seus familiares na época de acasalamento após cinco meses de gestação a fêmea faz um ninho de bambu aonde ela da a luz à um unico filhote.
O falcão-peregrino (Falco peregrinus) é uma ave de rapina diurna de médio porte que pode ser encontrada em todos os continentes excepto na Antártida. A espécie prefere habitats em zonas montanhosas ou costeiras, mas pode também ser encontrado em grandes cidades como Nova Iorque. NaS América do ul, ele só surge como espécie migratória, não nidificando aqui. Como ave reprodutora, é substituído na América do Sul por uma espécie similar e um pouco menor, o falcão-de-peito-laranja.
O falcão-peregrino mede entre 38 e 53 cm de comprimento, com uma envergadura de asas de 89-119 cm e peso de 0,6-1.5 kg, sendo as fêmeas maiores e mais pesadas que os machos e constituindo este o único dimorfismo sexual. A sua plumagem é característica, em tons de cinzento-azulado no dorso e asas; cabeça preta-cinza com "bigode" escuro e queixo branco; bico escuro com base amarela; patas amarelas com garras pretasriscada de negro na zona ventral. Os olhos são negros com anel amarelo e relativamente grandes. As asas são afiladas e longas.

como são os animais

O mundo dos animais é fantastico!
Tem os cachorros, pandas, gatos, passaros, peixes,etc.
Aqui nós vamos aprender tudo sobre estes animais e muitos
outros tamém!Epero que vocês se divirtão muito e conheçam o
mundo aniamal que vive la fora ou dentro de suas casas e moradias